2018

A adolescência é um período marcante acompanhado por muitas mudanças na vida. Afinal, trata-se da passagem da infância para a vida adulta. Então, começamos a pensar nos dentes do siso, os últimos dentes a nascerem, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Muitos pensam que os sisos não serve pra nada e tem logo que ser arrancados. Porém, em alguns casos, é possível mantê-los na boca e ter uma boa convivência entre eles e os demais dentes. A extração é indicada quando houver dor na região ou quando o dentista identificar qualquer comprometimento na arcada dentária.
Não hesite em procurar seu dentista. Ele vai analisar o caso por meio de exames de raio-x e recomendar a melhor solução. Até porque, mesmo que haja espaço para os dentes do juízo nascerem, se não for possível fazer uma higienização completa na região, a cirurgia poderá ser necessária ainda assim. O nascimento dos sisos pode, inclusive, alterar a mordida e desalinhar os dentes.
Alguns casos que exigem extração seria quando estão:
– encostados na raiz dos segundos molares, causando dor;
– sofrendo infecções constantes;
– em local de difícil higienização, com risco de apresentar cáries;
– inclusos, sem espaço para romperem;
– provocando dores no ouvido e/ou no maxilar;
– causando desalinhamento dos dentes e alterações na mordida.
Normalmente, a melhor época de extração dos sisos é entre 16 a 18 ano, pois as raízes ainda estão em formação e eles não nasceram. Algumas pessoas tardam em buscar ajuda e isso pode trazer mais riscos, como uma infecção e, portanto, complicar a recuperação no pós-operatório.
A atenção com os alimentos consumidos e com a higienização precisa estar redobrada após realizar a cirurgia. Apesar de serem mais comuns a partir dos 30 anos, as inflamações na região dos sisos extraídos podem acontecer em qualquer fase da vida. Para evitá-las, nossa recomendação é que evite mastigar e ingerir líquidos quentes nos três dias após a cirurgia. A alimentação fria ajuda a diminuir o inchaço da boca, que permanece sensível durante o pós-operatório. Além disso, a temperatura fria ajuda a reduzir não somente o sangramento, mas também o risco de infecções. Por essa razão, colocar uma bolsa de gelo a cada vinte minutos nas 24h seguintes à operação também ajuda a diminuir o inchaço.





















