2015

A sucção do dedo leva a alterações na arcada dentária, tais como mordida aberta, cruzada ou profunda, dependendo da posição em que o dedo é levado à boca, da força durante a sucção ou da posição da mandíbula durante o ato.
Essas alterações levam a criança a respirar pela boca, pois deixam a musculatura oral flácida. Crianças com respiração oral podem apresentar roncos ou baba enquanto dormem, irritabilidade, cansaço fácil em atividades físicas, bruxismo, alterações da postura, apetite diminuído, respiração e mastigação ruidosas, hiperatividade ou sonolência e dificuldade de aprendizagem.
O hábito de chupar o dedo só consegue ser retirado se a criança tiver força de vontade para isso. É preciso motivar seu filho para a mudança da mesma foram que adultos são incentivados a abandonar um vício.
Em relação ao uso da chupeta, há uma ligação entre o ato e a ocorrência de otites. Acredita-se que a sucção da chupeta eleva a chances de uma infecção migrar da boca para a tuba auditiva (trompa de Eustáquio). Para minimizar os riscos, tente limitar o uso da chupeta, como, por exemplo, só oferecendo-a na hora de dormir.





















