2018

Momentos de apreensão, estresse e até mesmo tristeza podem provocar a xerostomia, ou seja, fazer com que a quantidade de saliva produzida para manter a boca úmida e hidratada não seja suficiente.
além das razões emocionais, a xerostomia pode ser desencadeada por uma série de outros fatores. Por isso, é preciso ficar atento à quantidade de vezes que em que há a sensação de boca seca. A alta frequência pode indicar sérios problemas de saúde.
Entre as diversas causas que podem dar origem à xerostomia estão o uso de medicamentos anti-histamínicos, analgésicos e diuréticos, os tratamentos de radioterapia e quimioterapia, a menopausa e o diabetes. Portadores de algumas síndromes e soropositivos também podem desenvolvê-la.
Alguns sinais ajudam a identificar o problema: a sensação de estar com a boca seca e pegajosa, as feridas bucais, a dificuldade de mastigar e engolir alimentos, o mau hálito frequente e a redução do paladar são alguns dos aspectos que podem indicar a xerostomia.
O acompanhamento médico é indispensável para a cura do problema. Por isso, ao perceber quaisquer dos sintomas acima, procure a orientação de um profissional. Para os casos em que as causas da boca seca não podem ser eliminadas, existem tratamentos que restauram a umidade com hidratantes bucais.





















